Túnel de Congelamento Automático para Caixas

Túnel de Congelamento Automático para Caixas

Resfriamento/Congelamento:

Resfriamento e/ou congelamento simultâneo de diferentes produtos com diferentes temperaturas de entrada e saída.

Flexibilidade:

Flexibilidade para variar tempos de retenção durante o processamento dos produtos.

Bandejas:

As caixas com produtos são carregadas sobre as bandejas que se movem através do túnel. As caixas uma vez colocadas sobre as bandejas não se movem mais até a saída do produto.

Armazenamento:

O Túnel de Congelamento Automático Recrusul tem grande capacidade para atuar como acumulador de produtos para as linhas de produção e embalagem.

Área física:

O Túnel de Congelamento Automático Recrusul é construído com componentes modulares e o sistema necessita de pouca área em comparação com sua capacidade.

Circulação de ar:

Os produtos saem do sistema de Congelamento Automático Recrusul com temperatura uniforme, devido ao sistema de circulação de ar em contra fluxo ou em fluxo paralelo com o produto.

Isolamento:

Os túneis são isolados térmicamente por meio de painéis frigoríficos fabricados com espuma rígida poliuretano injetado, isento de CFC, reduzindo ao mínimo a penetração de calor através das paredes.

Componentes:

A estrutura do túnel é fabricada em aço adequado ao uso em baixas temperaturas e totalmente zincada a quente e aparafusada no local da instalação.

Movimentação:

O sistema de movimentação do túnel é totalmente elétrico com controles por variador de freqüência.

Consumo:

Baixo consumo de energia por kg de produto congelado ou resfriado. ok

Automação:

Na sua operação normal o sistema de Congelamento Automático Recrusul carrega e descarrega os produtos simultaneamente, mas o CLP (Controlador Lógico Programável) pode ser programado facilmente para carregar ou descarregar somente determinados níveis, de acordo com a programação dos lotes, ou descarregar todo o túnel sem entrada de produtos.

Capacidade:

O sistema de Congelamento Automático Recrusul é ideal para resfriar ou congelar produtos embalados de carne (bovina, frango, porco, cordeiro, pescado), laticínios (sorvete, queijos, iogurte), embalados em caixas de papelão, bandejas plásticas e caixas até 30 kg ou mais. As capacidades variam de 6.000 a 20.000 kg/h para congelamento e até 30.000 kg/h para resfriamento.

Aplicações:

Aves:

Resfriamento e congelamento de aves em caixas de papelão, bandejas e também cortes, em geral com tampas abertas para reduzir os tempos de permanência no túnel.

A capacidade de congelamento vai até 20.000 kg/h e de resfriamento até 30.000 kg/h.

Carnes:

Cortes de carne (bovina, suína, ovina) em geral são embalados em caixas fechadas com pesos até 30 kg com tempos de retenção de 24 horas e capacidade até 120.000 kg/24h ou de 48h e capacidade até 240.000 kg/48h (dobrando a capacidade estática).

Produtos cozidos embalados em caixas plásticas podem ser congelados com temperatura de entrada de 70°C. O Tunel de Congelamento Automático Recrusul é usado também para resfriamento e armazenagem de cortes de carnes embaladas a vácuo para fins de maturação.

Sorvetes:

Os sorvetes após embalados precisam ser recongelados rapidamente. O Tunel de Congelamento Automático Recrusul pode receber grande variedade de produtos devidamente agrupados para selecionar os tempos de retenção adequados às características do produto.

Iogurtes e queijos:

Resfriamento e armazenagem de iogurtes e queijos é outra aplicação interessante para o Túnel de Congelamento Automático Recrusul. Neste caso com sistema de ventilação em co-corrente (produto e ar se deslocam no mesmo sentido) para evitar congelamento do produto.

Peixes:

Peixes inteiros e filés de peixe embalados em caixas ou bandejas são congelados no Tunel de Congelamento Automático Recrusul.